segunda-feira, 10 de abril de 2017

Pão de Páscoa Sérvio



Quando andamos a vaguear por vários blogs e páginas de receitas deparamos com coisas que queremos logo fazer, e este pão foi um desses casos, vi em vários sítios e sendo de outro país ainda mais me cativou, acho que me faz "viajar" um pouco.

Conhecer um pouco outro país sem sair da nossa cozinha, podemos ver alguns pães de Páscoa Sérvio Aqui e Aqui



Este pão é uma massa muito saborosa, fiz uma pequena alteração, adorando canela tive que a colocar e acho que combinou perfeitamente, o cheiro é incrível que nos deixa na cozinha, apesar do trabalho que nos dá é super recompensador.

E pronto para esta Páscoa a minha sugestão é este pão de Páscoa Sérvio, apesar de não ter ficado super bonito ficou super delicioso e certamente para repetir com talvez um recheio bem generoso.

Feliz Páscoa!


Ingredientes;

150ml de leite morno
20g de Fermento (fresco)
1 Colher de Sopa de açúcar
100ml de Iogurte Grego
5 Colheres de Sopa de óleo
1 Colher de Sopa de Sal
1 Ovo
500gr de Farinha

Canela Q.B.
100gr de manteiga bem macia
1 Gema



Preparação;


1) Numa taça colocar o leite o açúcar e o fermento e deixe repousar durante 5 minutos.

2) De seguida coloque o Iogurte, o óleo, o sal e o ovo e mexa um pouco.

3) Agora coloque a farinha e misture até ficar uma massa bem elástica e suave, que não fique pegajosa.




Deixe repousar durante cerca 1 hora até dobrar de volume.




1) Agora divida a massa em 8 bolinhas

2) Com o rolo faça dessas 8 bolinhas círculos cerca de 25cm cada círculo.

3) Agora colocamos em cima de um círculo um pouco de manteiga e barramos, coloque um pouco de canela e colocamos outro círculo por cima.

4) Fazemos agora este processo até acabar os círculos, a manteiga temos que dividir para barrar em 7 círculos no último não barramos.




Agora deixe descansar cerca de 30 minutos.

1) Agora com o rolo fazemos um círculo maior cerca de 50cm.

2) E agora cortamos conforme imagem.

3) Enrolamos os triângulos de meio e partimos ao meio e coloque numa forma conforme imagem.

3) As três tiras de fora enrolamos e colocamos no meio.




Tape com um pano e deixe repousar de novo cerca de 1 hora.

Leve ao forno a 200º cerca de 50 minutos com papel vegetal por cima, nos ultimos 10 minutos retire o papel.








Simples, Rápido e Saboroso....

17 comentários:

  1. Não conhecia mas fica muito bonito e deve ser muito bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas fiquei cheia de vontade de conhecer!!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que formato mais lindo, mais uma receita que levo do seu cantinho!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que ficou bonito sim, e tem um aspecto mesmo guloso! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Estou como tu, viajar através dos sabores é uma delícia :)
    E também dei de caras com este pão na semana passada e fiquei logo com vontade de o fazer, agora vi aqui e a vontade aumentou ;)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Acho que ficou lindíssimo e deve ser muito saboroso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo! Adorei a cor, a textura e os ingredientes!
    Não consigo parar de olhar as fotos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Lindo e com um aspecto delicioso!!!!
    Boa Páscoa!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  9. Olá António;
    Gostei muito da sugestão e como também gosto de massa leveda, para mim está ótimo.
    Beijinho e uma boa Páscoa

    ResponderEliminar
  10. Têm óptimo aspecto!!! Adoro esse tipo de textura, super fofa :D
    E também adoro canela por isso ia gostar de certeza deste pãozinho!

    ResponderEliminar
  11. Ficou muito bonito!
    E é tão bom viajar por outras culturas :)
    Deve ser delicioso!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Oi Antônio, bt!
    Ficou lindo seu pão e também é mais uma receita que eu levo. Hummmm, estou doidinha p/experimentar! kkk
    Bjssss amigo e feliz Páscoa p/vcs

    ResponderEliminar
  13. Está lindíssimo e muito apetitoso! Um amigo meu tem uma namorada sérvia!
    Beijinhos, uma Páscoa feliz :)

    ResponderEliminar
  14. Concordo plenamente com a primeira frase, essa coisa de nos depararmos com coisas que queremos logo fazer. Foi o que me acabou de acontecer, mal vi este folar. Desconhecia completamente mas fiquei cheio de vontade de arregaçar as mangas e meter as mãos na massa. Se não for este ano, para o ano que vem será de certeza. Aah, e fizeste muito bem acrescentar a canela, tudo melhora quando tem canela, eu faria o mesmo. :)
    E discordo quando dizes que o teu folar não ficou bonito. Está lindo e tens motivos para te orgulhares dele. ;)
    Grande abraço e votos de uma Páscoa Feliz!

    ResponderEliminar